sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Michelangelo, pintor, escultor, engenheiro, arquiteto, cientista e poeta


"Se vivo mais de quem me queima e dana,
quanto mais lenha ou vento o fogo acende,
tanto mais o que me mata me defende
e mais me contento onde mais me fere"


e disseram dele B. Varchi: "Michelangelo foi criado no céu e enviado à terra não simplesmente como homem, mas como monstro diferente e novo milagre dos homens". E Thomas Mann: "De onde deriva a melancolia desse criador dotado pelos céus de uma sobre-humana potência artística? Acredito que a chave desse mistério seja uma sensualidade extraordinária e opressora, que almeja, contudo, permanentemente a pureza, o espírito, o divino, e interpreta a si mesma como uma aspiração transcendental. O desejo que o aguilhoa é o amor, um enamoramento sem fim pela figura humana, pela beleza viva: a mesma força tenaz do amor, uma disposição ao seu beato tormento, que se pode ver em outras naturezas vigorosas, dotadas de sensibilidade e de resistência sensual, como Goethe e Tolstói"(em "O Eros de Michelangelo" - 1950). M.A disse também na dedicatória que me toca depois de tanto tempo: "...ele diz coisas...")
(obrigado Márcio Aurélio por esse Michelangelo-Poemas: quanto tempo, hein?)
Pra você que sabe que nos sabemos!

Nenhum comentário: